Dono de um refrigerador Brastemp há cerca de 3 anos, o Sr. Oswaldo Borelli já havia gasto cerca de R$260,00 em reparos que não
resolveram o problema do seu eletrodoméstico. Foi quando procurou uma segunda
assistência técnica autorizada, e quase caiu da cadeira. O novo orçamento: R$3.000,00
(para o novo conserto do mesmo problema). Inconformado depois de 10 ligações ao SAC e quase
90 dias sem poder usar seu refrigerador, aceitou fazer um acordo com a fabricante
e receber (dentro de 20 dias) um modelo novo, pagando a diferença de valores.
Os 20 dias se passaram e nada do produto chegar. Indignado,
como qualquer consumidor ficaria, o Sr.
Borelli não deixou barato! Mandou fazer uma faixa, colocou seu refrigerador
Brastemp na calçada e registrou em vídeo o seu desabafo, publicado no YouTube
e compartilhado em seu Twitter em 20 de Janeiro de 2011.
Como a fabricante provavelmente mantinha bons profissionais monitorando suas redes sociais, em poucas horas
identificou a repercussão negativa gerada pelas publicações e intercedeu. O caso
chegou ao alto escalão da Brastemp,
que resolveu o problema em poucos dias. O Sr.
Borelli recebeu no dia 24/01 (quatro dias depois de postar o vídeo) um
refrigerador novinho, sem pagar nada a mais por isso. E o caso poderia ter morrido aí. Só que a coisa
ainda piorou muito
O problema é que ela, a Brastemp - e por favor me corrijam se souberem de algo diferente -
aparentemente não se pronunciou oficialmente sobre a rápida e atenciosa resolução
do caso, não dando a menor satisfação que fosse aos milhares de consumidores
impactados pelo caso e deixando a informação fragmentada rolar solta na web. Uma semana depois, as hashtags usadas por ele e outros que
compraram sua briga, #brastempfail,
#nãoéumabrastemp e #brastempvergonha
chegaram aos Trending Topics mundiais
do Twitter.
Acha pouco? Então entenda o que isso representou
em números.
28/jan/11: 2.270 comentários negativos e 5.342
curtidas no vídeo compartilhado pelo Sr.
Borelli.
03/fev/11: Mais de 257.000 visualizações do
vídeo no YouTube.
26/fev/11: Mais de 627.000 visualizações.
30/jan/12: Mais de 833.000 visualizações.
15/fev/12: Mais de 1 milhão de visualizações (entre o vídeo oficial e suas replicações noutros canais).
Não parece pouco agora, né!?
Não parece pouco agora, né!?
Um case que entrou para a história da mídia social brasileira, virou referencia entre os
profissionais de Marketing Digital, objeto de estudo e até trabalho deconclusão de curso em algumas faculdade por aí.
Estamos na mesma situação do Sr. Borelli, compramos um suposto freezer que deveria gelar, mas o bendito freezer, não refrigera, esta mais para fogão do que para freezer. so esquenta, e aquece o ambiente. já entramos em contato com a brastemp, e não tivemos nenhum retorno. será que deveriamos tomar a mesma providencia que o sr. borelli tomou. meu contato é Valdeci Alves de Carvalho - Cidade de Uberlãndia - MG Fone; 034-9688-7708 -
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