quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O que é Inovação para você?


Muito vem sendo dito, escrito e debatido nos últimos tempos sobre Inovação. Inovação tecnológica, em produtos ou serviços, inovação aplicada à estratégias de comunicação e marketing, inovação em gestão de pessoas, processos, negócios e até ao modo com hoje consumimos e somos impactados por cada uma destas coisas. Mas o que é inovação, afinal? Bom... Depende. Ou pelo menos é isso o que eu acho. Depende do que está sendo pensado, planejado, construído, quando, para quem e em que contexto. Quer ver?

Em 2000, depois de seguidos ciclos de ascensão, Bill Gates tentou emplacar um tal Tablet PC. “Em cinco anos este será o formato de PC mais popular e vendido nos EUA”, disse ele. E... Pois, é! Não rolou. Ao menos não a “versão Microsoft” da coisa. Passada pouco mais de uma década e aí está o iPad  garantindo desde o segundo trimestre de 2012 a liderança da Apple no mercado global de computadores portáteis. Agora se o rebento da Apple de Steve Jobs foi tão bem assimilado pelo mercado, então porque diabos o “iPad da Microsoft” não convenceu? Aliás, porque a maioria das pessoas nunca nem ouviu falar do Tablet PC?


Há quem diga que o mercado ainda não estivesse pronto para ele há dez anos. Mas também há quem suspeite de que insistência do próprio Gates em itens acessórios como caneta e teclado removível tenha sido a grande responsável pelo insucesso. Ou talvez um pouco das duas coisas. No contexto daquela década talvez realmente não houvesse muitos motivos para usá-lo, principalmente se exigisse itens adicionais nada práticos. Comparativamente, em meados de 2010 - quando lançado o primeiro iPad - já havíamos experimentado os benefícios do mobile, através dos smartphones. Internet sem fio, games, aplicativos, e-books, sites e plataformas desenvolvidos especialmente para o mobile. Fazia mais sentido ter um tablet como agora era nos apresentado.

O exemplo perfeito do modo como algumas empresas investem em tecnologia, enquanto outras investem em proporcionar a melhor experiência. Porque naquele novo contexto, sim, o iPad era uma boa ideia. Uma ideia reinventada, aperfeiçoada e inserida em um novo contexto - mais coerente - de interação. E essa talvez seja a real essência da inovação: O “como” e não o “o que”. Uma ideia mal executada, mal compreendida, pouco aplicável ou descontextualizada é só uma ideia. O oposto disso, constrói marcas inovadoras e lideres em seus segmentos.

Não foi assim que o Google desbancou o Yahoo Search - buscador líder na época - oferecendo além dos melhores resultados, uma experiência de busca mais interessante do que aquela disponível até então? Não foi assim que o número de usuários do Facebook chegou a 1 bilhão, reinventando uma experiência de interação para a qual mIRC, ICQ, Orkut e MSN abriram as portas anos antes? Achava coincidência que três das maiores e mais valiosas marcas do mundo - Apple, Google e Facebook - tenham nascido desta premissa de inovação e ganho o mundo com a filosofia de oferecer cada vez mais experiências com as quais o consumidor escolha se envolver? Não sei, não.

2 comentários:

  1. Inovar se trata de novas idéias que trazem mudanças consideráveis nas rotinas, todos nós precisamos inovar sendo em empresas ou até mesmo nossas vidas. Um exemplo simples que posso citar aqui é uma inovação do mercado ERP como Sistema ERP Web que todas empresas hoje estão aderindo a esta ferramenta.

    Att,

    Kleber Alvarenga - Consultor de Sistema ERP

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  2. Parabéns pelo tópico, muito bem explicado e detalhado.

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