quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O fail NISSAN: Como não fazer promoção em redes sociais


Em Novembro de 2010, planejando conquistar mais fãs, seguidores e gerar buzz na web, a NISSAN lançou em seus canais sociais oficiais a promoção Eu quero meu carrão! Nela, o consumidor que conseguisse promover 44.500 interações com uma publicação especifica, proposta pela NISSAN, ganharia um carro 0 km. Conseguindo 44.500 re-tweets você levava pra casa um Tiida Hatch. Com 44.500 likes, um Tiida Sedan. Moleza! Só que talvez a cagada o problema já tenha começado aí: No início.
Quarenta e quatro mil e quinhentos re-tweets?! Qualquer usuário de redes sociais sabe que isso é demais! Aliás, 1.000 re-tweets ou likes já seriam uma conquista incrível para nós, pobres mortais. Imagine 44.500!? Mais uma daquelas ideias incríveis em que só os executivos de marketing do século XXI conseguem acreditar. O problema foi que - em algumas poucas horas - houve um “vencedor”.
Uma fraude é claro! Afinal, o espertão havia usado um script para que perfis aleatórios no Twitter replicassem sua mensagem sem a participação efetiva dos donos dos perfis - e eram os próprios donos das contas quem acusavam o ocorrido.
Ok! É uma fraude! Então nada de prêmio, certo?! É... Então... Mais ou menos... Por que o maior problema da NISSAN, e da promoção Eu quero meu carrão!, não foi alguém trapacear. Isso a gente vê em todo lugar! O problema cabeludo mesmo foi que o regulamento da promoção não previa que o uso desse tipo de artificio desclassificaria o infrator. Assim, o prêmio deveria ser entregue. Foi quando a indignação e a desconfiança na promoção e na marca tomaram conta das redes sociais.
A NISSAN ainda tentou dar um jeito, premiando também o segundo colocado na promoção. Só que não era exatamente isso o que os consumidores esperavam. Eles queriam que o fanfarrão fosse punido ou pelo menos desclassificado, o que não aconteceu. Aliás, muito pelo contrário, o cara ainda ganhou um carro!
O fato gerou um buzz negativo tão grande que repercutiu em diversos blogs, sites e redes sociais, no Brasil e no exterior, impactando milhares de pessoas em todo o mundo e sensibilizado alguns dos maiores influenciadores das redes sociais brasileiras, que se uniram contra a “ingenuidade” da montadora. O assunto virou motivo de piada em diversos eventos voltados aos segmentos de tecnologia, marketing e cultura digital. Deu muito o que falar, MESMO! Mais uma daquelas ações que se tornaram referencias do que não fazer em redes sociais. Uma ação extremamente infeliz criada - segundo o Brainstorm9 - pela ID\TBWA.

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